Comércio define horário de funcionamento na fase laranja do Plano SP em Franca
A Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif) definiu o horário de funcionamento das lojas de rua e shoppings durante a fase laranja do Plano São Paulo, que começa nesta segunda-feira (18).
A cidade foi rebaixada na sexta-feira (15) pelo governo paulista após apresentar, junto com a região da Diretoria Regional de Saúde 8, altos índices de internações de pacientes com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o estado, podem funcionar todos os serviços que já funcionavam na fase amarela, com 40% de capacidade do espaço, exceto o atendimento presencial em bares.
A diferença está no período de funcionamento, que passa a ser de oito horas diárias.
Novos horários
Segundo a Acif, as lojas de rua abrem das 9h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. Depois, entre 17h e 18h, as vendas podem ocorrer por drive-thru ou take away, que é quando a pessoa agenda a retirada dos produtos nas lojas.
Aos sábados, a abertura também está prevista para as 9h. No entanto, as lojas fecham às 15h.
No Franca Shopping, o funcionamento é das 12h às 20h de segunda a sábado. Aos domingos, a abertura é das 14h às 20h.
A praça de alimentação também abre das 12h às 20h para os restaurantes, assim como as salas de cinema. Os bares ficam fechados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/0/i/Md1y4dRymBUXVmKbt1sQ/20200320-0005.jpg)
Franca Shopping pode funcionar das 12h às 20h durante a fase laranja — Foto: Igor do Vale
Vai recorrer
Após a reclassificação, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) disse que vai negociar com o estado a volta à fase amarela.
Além disso, culpou o governo paulista pelo fechamento de leitos na cidade e não descartou acionar a Justiça contra o rebaixamento.
Franca soma, até esta segunda-feira, 13.257 casos do novo coronavírus e 238 mortes.
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na noite de domingo (17), a taxa de ocupação em leitos de UTI na cidade é de 93,54%, com 58 pacientes internados em 62 vagas disponíveis.