Com a seca, Lago de Furnas perde quase 90% do volume útil

140
0
Share:

Moradores próximos do Lago de Furnas estão preocupados com o baixo nível da represa, causado pela seca. Em alguns pontos, a água secou tanto que o lago chegou a desaparecer. Segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas, a represa está quase 15 metros abaixo do nível e perdeu quase 90% do volume útil.

O presidente da Associação dos Pescadores Desportivos, Claudeomir Jacinto, diz que a preocupação dos moradores é grande.

“É muito preocupante. Conforme o lago vai baixando o nível, vão se formando lagoas, e com isso os peixes vão ficando ilhados. E quanto mais baixo, menor a oxigenação da água e eles acabam morrendo”, conta.

Ruínas de antiga fábrica de laticínios apareceram com a diminuição do nível do Lago de Furnas (Foto: Reprodução / EPTV)Ruínas de antiga fábrica de laticínios apareceram com a diminuição do nível do Lago de Furnas (Foto: Reprodução / EPTV)

A situação é tão crítica que o grupo caiaquistas do fotógrafo José Carlos Santana precisa andar bastante pelo mato para encontrar a água. “Após o momento que a gente sai para navegar, não sabemos a profundidade e de repente o remo encosta no fundo. Sem contar o risco para a saúde. A gente não pode contar com esse risco de saber se a água está boa ou não para estar em contato com ela”, reclama.

Em Fama (MG), já é possível ver até mesmo as ruínas de uma antiga fábrica de laticínios, que ficava encoberta pela água da represa. Na última seca, em 2014, o lago enfrentou uma das maiores estiagens da história. Agora, para o nível do lago voltar ao normal é necessária muita chuva.

 “Hoje, o turismo que vem em nossa cidade vem em busca das águas. Com a água baixa, o turismo também vai embora”, lamenta o aposentado Nivaldo Fernandes.
Share:

Leave a reply