Aeroporto de Araxá cumpre padrões de segurança e recebe certificação da Anac

O Aeroporto Municipal Romeu Zema, em Araxá, recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a certificação AVSEC, de segurança aeroportuária. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta segunda-feira (5).

A certificação significa que o aeroporto atende aos padrões internacionais de segurança. O local deverá ser reformado nos próximos meses (veja abaixo).

De acordo com a Prefeitura, com a certificação da Anac o aeródromo se mantém na rota de voos comerciais de aeronaves com mais de 60 assentos. A Azul Linhas Aéreas era a única empresa a operar na cidade, mas os voos estão suspensos desde março de 2020, devido à queda na demanda gerada pela disseminação do coronavírus.

A expectativa é que o certificado destaque o aeroporto como um dos principais do país e atraia novas empresas e permita novos negócios para a cidade e região.

“Além da certificação, o aeroporto também passará a ser submetido a um processo de vigilância continuada focado nas especificidades de segurança contidas no programa aprovado, garantindo maior efetividade nas atividades de controle de qualidade AVSEC”, disse o coordenador de Operações, Fabiano Cota.

O projeto com os padrões internacionais exigidos no processo de certificação foi elaborado pela administração do aeródromo em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Reforma

Em 2020, uma forte chuva danificou o telhado da sala de embarque e desembarque, que desde então está interditada. Conforme a Prefeitura, como parte da preparação para voltar a receber voos comerciais, que estão suspensos desde março de 2020, está a recuperação da estrutura.

A reforma está no planejamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana e está orçada em aproximadamente R$ 500 mil. Deste total, a Prefeitura aguarda a aprovação de R$ 238 mil por parte da Caixa Econômica Federal (CEF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *