Campeonato Brasileiro de Basquete será disputado em “bolha”
Depois de um ano sem disputa, o Campeonato Brasileiro de Basquete deve seguir o modelo da NBA e acontecerá em formato de “bolha”, em fevereiro de 2021. Devido à pandemia, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) cancelou a edição deste ano e, na próxima temporada, quatro catarinenses brigam pelo título nacional e pela vaga no NBB. Blackstar, Basquete Joinville, Blumenau e Brusque disputam o campeonato.

O formato de bolha foi aprovado na semana passada pelos clubes e a decisão tem o objetivo de garantir a segurança e minimizar os riscos de contágio da Covid-19 que tem acelerado nas últimas semanas em todo o país.
Os 12 times serão divididos em duas conferências, a Gerson Victalino, com Blackstar, Botafogo, Osasco, Anápolis, Vila Nova e Blumenau, e a Hélio Rubens Garcia, com o atual campeão Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Brusque, Basquete Joinville e União Corinthians.
As bolhas serão divididas em turno e returno. A conferência Gerson Victalino terá o turno com sede em Goiânia, entre 7 e14 de fevereiro e o returno entre os dias 7 e 14 de março, no Rio de Janeiro. Já a conferência Hélio Rubens Garcia tem a disputa entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março em Ponta Grossa e o returno em Brusque, entre 22 e 29 de março.
Os dois melhores de cada grupo se classificam para a terceira fase e, os demais, se enfrentam novamente em bolha, mas em sistema mata-mata.
As oitavas de final, quartas e o Final Four ainda não têm sede definida. A previsão é de que a final aconteça no dia 30 de maio.