CNH vencida na pandemia? Saiba o que fazer e como solicitar a renovação

Em 2020, muita gente viu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencer durante a pandemia e não soube o que fazer. Com Detrans fechados em muitos estados, a dificuldade para resolver esse problema virou uma dor de cabeça. Mas, afinal, como resolver isso?

Antes de tudo, é preciso relembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permitiu que os motoristas com CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020 ficassem liberados para rodar sem qualquer punição.

CNHs vencidas em 2020 tem validade até completar um ano de vencimento (Foto: Detran) — Foto: Auto Esporte

Em dezembro do ano passado, o mesmo Contran criou uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs expiradas no período ocorrerão de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido no documento.

Portanto, se a sua CNH venceu em março do ano passado, você tem até o final deste mês. E assim sucessivamente para todos os meses.

CNH vencida em 2021

As CNHs que vencem em 2021 terão o processo de renovação normal, ou seja, até um mês depois do vencimento para efetuar a renovação. Por enquanto, não há nenhuma resolução que prorrogue este prazo como houve para os motoristas com validade em 2020.

“Desde o início da pandemia, o Detran.SP está com um mecanismo que se chama “Renovação Simplificada” que é feito pela internet e a CNH é enviada de forma digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)” explica Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.SP à Autoesporte.

O app CDT é padrão para todo o Brasil, porém, a forma como o procedimento de renovação do documento vencido acontece pode mudar de um estado para outro. E quem define isso é o Detran, então a autoridade local deve ser consultada antes de qualquer atitude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *