Com UTIs lotadas, Batatais tenta ampliar diagnósticos da Covid-19 com testes gratuitos em moradores
Diante de um quadro crítico de hospitalizações, com UTIs lotadas, a Prefeitura de Batatais (SP) realizou neste sábado (17) uma testagem gratuita da Covid-19 em moradores do município.
Os testes rápidos foram realizados em duas mil pessoas no Centro de Eventos Antônio Carlos Prado Baptista.
Secretária de Saúde, Bruna Tonetti afirma que a ação teve o objetivo de reforçar a conscientização dos moradores para o pior momento da pandemia e obter dados que ajudem as autoridades a entender melhor os níveis de transmissão da doença.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/9/C/BTF4YASwmaiisNLXMZGg/55.png)
Desde o início da pandemia até dia 15, Batatais soma 3.371 casos positivos do novo coronavírus e 74 mortes. Nesse cenário, as unidades de terapia intensiva (UTI), destinadas a pacientes com sintomas graves da doença, estão lotadas desde 7 de abril.
“Nosso município tem vivenciado o pior período da pandemia e nossa ideia é ter um real olhar quanto ao panorama epidemiológico de Batatais. Nós sabemos que é uma ação importante até para reforço da conscientização dos nossos munícipes”, afirmou Bruna.
A autônoma Thalita Suzan da Silva madrugou e foi uma das primeiras pessoas a chegar para a testagem, que começou às 9h, acompanha da mãe. “A gente tem que estar prevenindo, tem que estar fazendo a nossa parte”, disse.
Após a realização dos testes, os pacientes que forem diagnosticados com a Covid-19 serão contatados e orientados por profissionais de saúde, segundo a secretária de Saúde.
“Nesse processo de testagem, além da identificação de casos assintomáticos que podem estar circulando no município, nós também temos a oportunidade de reforçar a conscientização das medidas sanitárias daqueles que já tiveram a doença.”