Consulta de IPVA está entre as opções mais utilizadas nos canais digitais do Poupatempo, em 2021

Entre os quase 20 serviços da Secretaria da Fazenda e Planejamento disponíveis no Poupatempo, a consulta de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) lidera o ranking de solicitações. De janeiro a julho deste ano, foram 1,1 milhão de solicitações de serviços pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Os atendimentos presenciais para as opções oferecidas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento totalizaram 66 mil atendimentos em 2021. Entre os mais utilizados, estão os serviços relacionadas à Nota Fiscal Paulista (17 mil solicitações), multas veiculares (8,8 mil), consulta ao CADIN Estadual – Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais – (6,5 mil) e pedidos de segunda via do IPVA (4,7 mil).

“Além da Secretaria da Fazenda e Planejamento, reunimos no Poupatempo o atendimento de órgãos como o Detran.SP, Secretaria Estadual da Educação, Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação, Instituto de Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal, e das prefeituras de Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e Salto. O cidadão tem a praticidade de conseguir resolver diversas demandas no Poupatempo, seja nos postos ou por meio dos canais digitais”, comenta Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que é responsável pela administração do Poupatempo -.

Serviços digitais

Com o início da pandemia, em março do ano passado, a Prodesp acelerou o processo de digitalização dos serviços para melhor atender a população. Hoje, 82% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. São quase 150 opções no portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo Digital (disponível para iOS e Android) e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

Atendimento presencial

Seguindo todos os protocolos, como uso da máscara e distanciamento social, as unidades atendem apenas os serviços que ainda não estão disponíveis no portal e aplicativo do programa (Poupatempo Digital), como a emissão do RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança na característica dos veículos e os municipais, por exemplo.

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