Covid-19: mais de 11,3 milhões de doses de vacina foram aplicadas pelos municípios em moradores de outras cidades

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz mostra que mais de 11,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas pelos municípios em moradores de outras cidades. Em média, essas pessoas viajaram 252 quilômetros para se imunizar.

O professor Christovam Barcellos, membro do Observatório Covid-19 da Fiocruz, avalia os motivos para as pessoas se deslocarem em busca da vacina.

Christovam Barcellos, professor e membro do Observatório Covid-19 da Fiocruz: “É muito comum as pessoas se vacinarem no município onde trabalham e não no município onde residem. Uma pessoa que mora na Baixada Fluminense, está no Rio de Janeiro, ela se vacina no Rio. Algumas cidades, onde a vacinação é mais ampla e têm mais postos de vacinação, estão atraindo pessoas dos municípios do entorno, principalmente nas regiões metropolitanas.”

Apesar do SUS ser gratuito e universal, o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, ressalta a importância de cada um buscar a unidade de saúde mais próxima.

Mauro Junqueira, secretário executivo do CONASEMS: “Entendemos que a disponibilidade de vacina é pequena ainda e que, quando se divulga a vacinação em idades diferentes de uma região para outra, haja naturalmente a vontade do cidadão de procurar aquele local. Isso atrapalha e dificulta o planejamento da gestão local. Então, não deve ocorrer.”

Segundo o Ministério da Saúde, 77,6 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 27,6 milhões receberam a dose de reforço. Os dados são da noite do dia 4 de julho de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *