Decreto autoriza retorno, mas cinema e teatro seguem fechados em Franca

O decreto divulgado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) no último sábado, 17, informava que Franca seguiria as normas impostas pela fase de transição do Plano SP. Com isso, a partir deste sábado, 24, estão liberadas as atividades culturais no município.

De acordo com as regras, o setor cultural pode promover eventos das 11h às 19h, atendendo o critério de 25% de lotação máxima. Apesar da flexibilização, o cinema – localizado no Franca Shopping – ainda não divulgou um retorno. De acordo com a administração do shopping, ainda não foi informada uma data nem um cronograma para apresentação de filmes. O mesmo vale para o Teatro Municipal. O GCN tentou contato, mas nenhuma pessoa estava presente. Nas redes sociais, nenhum espetáculo foi anunciado até este sábado. Com isso, é incerta a retomada das apresentações.

O mesmo vale para a Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”. Recentemente o local recebeu obras do museu Cariolato para serem expostas após a devolução do antigo espaço – a Casa de Cariolato para a família responsável. Apesar da mudança e, agora, da liberação das atividades culturais, nada foi informado sobre a abertura ao público. No início de abril, o vice-prefeito Everton de Paula (PRTB) havia anunciado também a instalação de um novo MIS (Museu de Arte e Som), da Pinacoteca Municipal, além de uma sede permanente para a Academia Francana de Letras. Tudo na Casa da Cultura.

Além do setor cultural, outras flexibilizações passam a valer neste sábado, 24. De acordo com o Plano SP, restaurantes e similares podem realizar atendimento presencial das 11h às 19h, com 25% da capacidade do estabelecimento. O mesmo vale para salões de beleza e barbearias.

Academias e atividades esportivas também estão permitidas. As academias devem seguir os critérios de 25% da capacidade e podem funcionar em dois turnos: das 7h às 11h e das 15h às 19h.

Os parques voltam a receber público entre 6h e 18h. Os clubes também reabrirão as portas com os critérios e horário de lotação igual das demais atividades.

Os estabelecimentos comercias e os cultos religiosos permanecem com as mesmas regras da semana anterior. O comércio pode seguir atendendo das 11h às 19h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *