Doria se posiciona sobre reclassificação do Plano SP nesta semana

O governador João Doria (PSDB) deve anunciar entre quarta-feira (9) e sexta-feira (11) uma nova reclassificação do Plano São Paulo, já que a atual fase de transição estadual entrou na última semana. Embora Doria tenha sinalizado para restrições mais brandas a partir do dia 14 de junho, o atual quadro epidemiológico do estado pode exigir regras mais rigorosas. A decisão que for tomada valerá para todas as regiões paulistas, inclusive a de Campinas, onde estão inseridas as nove cidades do Circuito das Águas.

Com o aumento da taxa de ocupação de leitos, número de casos confirmados e mortes, o Circuito das Águas vive um momento mais restritivo comparado até mesmo as cidades próximas, que também fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Campinas, o DRS-7. Amparo, por exemplo, implantou fase emergencial e “lockdown”, que só terminam no domingo (13).

Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro não chegaram a tanto, mas também apertaram as medidas para os próximos dias.

DADOS

O Plano São Paulo utiliza como critério de avanço ou não de fases dados como taxa de internação de covid-19 e também a disseminação da doença na população. Em Campinas, o Departamento Regional de Saúde (DRS-7) atingiu 10,5 mil mortes de covid-19 e um total de 361,9 mil casos confirmados da doença.

De acordo com os números, houve uma variação semanal positiva de 51,8% no número de infectados. Já a variação de mortes foi negativa no período, de -3,8%.

Já no estado de São Paulo são 3,3 milhões de casos e 114,1 mil óbitos de covid desde o começo da pandemia, em março do ano passado. No Circuito das Águas já são 624 óbitos até a noite de domingo (6),

PROJEÇÕES

De acordo com o coordenador do Controle de Doenças da Secretária Estadual de Saúde, Paulo Menezes, as projeções indicam que a partir da segunda quinzena de junho e início de julho haverá melhora progressiva nos indicadores principais. “A avaliação é que devemos continuar caminhando com seriedade e segurança”, afirmou.

REGRAS DA FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ 14 DE JUNHO NO ESTADO

– Horário de funcionamento das 6h às 21h;

– Comércio e restaurantes com capacidade de até 40%;

– Toque de recolher das 21h às 5h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *