Engenharia Química da Unesp tem queda de candidatos em Vestibular 2021

A Engenharia Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista) registrou queda de 18,7% dos candidatos ao curso no Vestibular 2021, de acordo com dados divulgados pela Vunesp, responsável pela aplicação e organização do exame.

 

No ano passado, a graduação era a 10ª de maior interesse pelos vestibulandos, com relação de 27,8 candidatos por vaga. Já neste ano, o curso caiu para 11ª posição, com média de 22,6.

Segundo a coordenadora do curso, Kelly Johana Medina, a queda tem relação com a pandemia e a ansiedade dos jovens simplesmente entrarem na universidade.

“Sempre faço esse levantamento a cada 4 anos e vejo que uma tendência nas engenharias químicas, e é uma queda significativa pra todas elas. Uma coisa que discutimos é que o aluno quer entrar na universidade e não quer começar virtualmente, então pra eles a questão que pesa é que não vão estar fisicamente. Muitos tem o sonho de participar da vida universitária, ir para festas e alguns nem conhecem laboratórios”, aponta.

A coordenadora também fala que a diminuição da relação de candidatos por vaga tem acontecido em diversas universidades.

E com a melhora da pandemia, a situação gradativamente volte ao normal.

“A tendência é que eles vejam que a universidade está voltando, com tudo fun cionando e todos se cuidando, e que eles vão ter a recepção de calouro, vão conhecer a gente e sabemos que no virtual não é a mesma coisa. Um aluno que saiu do ensino médio e ficou no computador o tempo inteiro, não sei se tem gás pra ficar mais um ano no computador , acho que isso influenciou muito”, reflete.

Confira os cursos com maior relação candidato por vaga:
1 – Medicina, campus Botucatu
2 – Psicologia (integral), campus Bauru
3 – Direito (matutino), campus Franca
4 – Ciências Biomédicas, campus Botucatu
5 – Medicina Veterinária, campus Botucatu
6 – Arquitetura e Urbanismo, campus Bauru
7 – Psicologia (noturno), campus Bauru
8 – Ciência da Computação, campus Bauru
9 – Medicina Veterinária, campus Jaboticabal
10 – Enfermagem, campus Botucatu
11 – Engenharia Química, campus Araraquara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *