Ex-Seleção, Mirandinha é anunciado como novo treinador do Batatais para 2021

O Batatais anunciou nesta segunda-feira, por meio de suas redes sociais, o ex-jogador Mirandinha, de 61 anos, como novo comandante da equipe profissional para a temporada de 2021. O Fantasma inicia em breve a disputa do Campeonato Paulista da Série A3 e encontrou como solução para a vaga de treinador alguém que já trabalhava no clube.

Mirandinha chegou ao Batatais em 2019 para assumir o cargo de gerente de futebol, mas deixou o projeto no final de janeiro para assumir o CENA-MS. Após ser rebaixado com a equipe sul-mato-grossense para a segunda divisão do estadual, com dois empates, sete derrotas e nenhuma vitória, o ex-jogador da Seleção Brasileira regressou ao Fantasma da Mogiana junto da Air Sports para implementar um projeto de montagem do elenco das categorias de base.

Mirandinha assume seu terceiro cargo diferente em três passagens pelo Batatais — Foto: Jheniffer Núbia

Mirandinha assume seu terceiro cargo diferente em três passagens pelo Batatais — Foto: Jheniffer Núbia

Carreira

Como jogador, Francisco Ernandi, mais conhecido como Mirandinha, passou por gigantes do futebol brasileiro e foi pioneiro no futebol do exterior. Revelado pelo Ferroviário-CE, logo seguiu para a Ponte Preta. Passou, durante os anos 80, por Botafogo, Cruzeiro, Santos e Palmeiras, clube em que obteve maior destaque, e foi o primeiro jogador brasileiro a atuar na Inglaterra, no Newcastle, antes mesmo da criação da Premier League, em 1987. Na reta final de sua carreira como atleta, jogou pelo Corinthians e se aposentou no futebol japonês, jogando pelo Shimizu S-Pulse.

Mirandinha ficou marcado com a camisa da Seleção Brasileira por marcar o gol do empate em 1 a 1 do Brasil com a Inglaterra, no lendário estádio Wembley. O feito, que nem Pelé conseguiu, foi tão grande que motivou sua transferência para a Terra da Rainha. Naquele dia, a Seleção contava também com o jovem Raí, que atuava pelo Botafogo-SP e começava a fazer seu nome no futebol.

Mirandinha está entre os 10 maiores artilheiros brasileiros do futebol inglês, com 20 gols — Foto: Reprodução/Daily Mail

Mirandinha está entre os 10 maiores artilheiros brasileiros do futebol inglês, com 20 gols — Foto: Reprodução/Daily Mail

Apesar de seus grandes feitos e passagens por grandes clubes como atleta, Mirandinha ainda não repetiu a dose como treinador. Colecionou curtas passagens por diversas equipes menores ao redor do Brasil desde 1995, quando iniciou a carreira à beira do campo no Palmeiras de São João da Boa Vista (SP), clube que chegou a defender enquanto jogador. Seu principal trabalho, entretanto, foi no Fortaleza, em 2009. Pelo Tricolor do Pici, o treinador conquistou o Campeonato Cearense, seu segundo título estadual. A primeira conquista foi o Campeonato Amazonense de 2001, com o Rio Negro.

O Batatais, que foi eliminado nas quartas de final da última edição da Série A3 do Campeonato Paulista, inicia sua campanha deste ano contra o Desportivo Brasil, no dia 7 de março, em Porto Feliz. A competição, que está programada para ir até 6 de junho, conta com 16 participantes. Os oito primeiros avançam ao mata-mata, que inicia nas quartas de final, com jogos de ida e volta. Na edição deste ano, não haverá decisão por pênaltis: o critério de desempate será a melhor campanha na primeira fase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *