Ex-Seleção, Mirandinha é anunciado como novo treinador do Batatais para 2021
O Batatais anunciou nesta segunda-feira, por meio de suas redes sociais, o ex-jogador Mirandinha, de 61 anos, como novo comandante da equipe profissional para a temporada de 2021. O Fantasma inicia em breve a disputa do Campeonato Paulista da Série A3 e encontrou como solução para a vaga de treinador alguém que já trabalhava no clube.
Mirandinha chegou ao Batatais em 2019 para assumir o cargo de gerente de futebol, mas deixou o projeto no final de janeiro para assumir o CENA-MS. Após ser rebaixado com a equipe sul-mato-grossense para a segunda divisão do estadual, com dois empates, sete derrotas e nenhuma vitória, o ex-jogador da Seleção Brasileira regressou ao Fantasma da Mogiana junto da Air Sports para implementar um projeto de montagem do elenco das categorias de base.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/03/20/dsc_0268_oOnklzK.jpg)
Mirandinha assume seu terceiro cargo diferente em três passagens pelo Batatais — Foto: Jheniffer Núbia
Carreira
Como jogador, Francisco Ernandi, mais conhecido como Mirandinha, passou por gigantes do futebol brasileiro e foi pioneiro no futebol do exterior. Revelado pelo Ferroviário-CE, logo seguiu para a Ponte Preta. Passou, durante os anos 80, por Botafogo, Cruzeiro, Santos e Palmeiras, clube em que obteve maior destaque, e foi o primeiro jogador brasileiro a atuar na Inglaterra, no Newcastle, antes mesmo da criação da Premier League, em 1987. Na reta final de sua carreira como atleta, jogou pelo Corinthians e se aposentou no futebol japonês, jogando pelo Shimizu S-Pulse.
Mirandinha ficou marcado com a camisa da Seleção Brasileira por marcar o gol do empate em 1 a 1 do Brasil com a Inglaterra, no lendário estádio Wembley. O feito, que nem Pelé conseguiu, foi tão grande que motivou sua transferência para a Terra da Rainha. Naquele dia, a Seleção contava também com o jovem Raí, que atuava pelo Botafogo-SP e começava a fazer seu nome no futebol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/M/h/EZ9km2S7enZz5lgZ1UCQ/mirandinha-newcastle.jpg)
Mirandinha está entre os 10 maiores artilheiros brasileiros do futebol inglês, com 20 gols — Foto: Reprodução/Daily Mail
Apesar de seus grandes feitos e passagens por grandes clubes como atleta, Mirandinha ainda não repetiu a dose como treinador. Colecionou curtas passagens por diversas equipes menores ao redor do Brasil desde 1995, quando iniciou a carreira à beira do campo no Palmeiras de São João da Boa Vista (SP), clube que chegou a defender enquanto jogador. Seu principal trabalho, entretanto, foi no Fortaleza, em 2009. Pelo Tricolor do Pici, o treinador conquistou o Campeonato Cearense, seu segundo título estadual. A primeira conquista foi o Campeonato Amazonense de 2001, com o Rio Negro.
O Batatais, que foi eliminado nas quartas de final da última edição da Série A3 do Campeonato Paulista, inicia sua campanha deste ano contra o Desportivo Brasil, no dia 7 de março, em Porto Feliz. A competição, que está programada para ir até 6 de junho, conta com 16 participantes. Os oito primeiros avançam ao mata-mata, que inicia nas quartas de final, com jogos de ida e volta. Na edição deste ano, não haverá decisão por pênaltis: o critério de desempate será a melhor campanha na primeira fase.