Flamengo vira diante do São Paulo e vence o primeiro jogo das finais do NBB

Flamengo e São Paulo deram início à decisão da temporada 2020/2021 do NBB na tarde deste sábado. Jogando no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time carioca chegou a 21ª vitória consecutiva na competição ao superar os adversários paulistanos por 96 a 93. O Flamengo ficou atrás durante todo o primeiro tempo, mas reagiu no terceiro quarto e venceu com uma bola de três do armador Yago faltando apenas sete segundos. O confronto foi o primeiro da série de melhor de cinco jogos, a segunda partida ocorre na próxima segunda-feira.

– Foi a cesta mais decisiva da minha carreira, mas espero ter outras na competição – disse Yago, cestinha do Flamengo com 25 pontos.

O Rubro-Negro busca o sétimo título do NBB para completar a tríplice coroa no ano. Nesta temporada, o Flamengo já conquistou duas taças: a Copa Super 8 contra o São Paulo e a Champions League Américas contra o Real Estelí.

– O fã do esporte viu um jogo sensacional, decido na última bola. A equipe do São Paulo fez uma partida com muitos pontos, e para a gente isso não foi bom. Fomos muito abaixo defensivamente, fizemos 1 a 0 no primeiro jogo da final, mas na próxima precisamos vir muito melhor. Tomamos muitas bolas fáceis, mas saímos com a vitória numa bola belíssima do Yago – disse o ala Marquinhos.

O jogo

O time da casa começou o jogo com Yago, Lucas Martinez, Marquinhos, Olivinha e Mineiro. Pelo São Paulo, Cláudio Mortari escalou Bennett, Dawkins, Georginho, Lucas Mariano e Renan como quinteto inicial.

O quinto confronto entre as duas equipes começou tenso e amarrado. Renan abriu o placar fazendo três pontos para o São Paulo. O Flamengo usou o rebote ofensivo para passar na frente com uma bola do armador Yago. Renan Lenz desequilibrou nas bolas de três, o ala/pivô converteu todas e anotou 9 pontos no primeiro quarto. As duas equipes alternaram a liderança em um jogo bem veloz. Final da parcial: Flamengo 24 a 25 São Paulo.

No segundo período, o Flamengo conseguiu fazer uma rotação maior entre os atletas, mas o jogo aberto preocupou o experiente Gustavo de Conti. O técnico, que disputa a quarta final seguida da competição, pediu tempo para organizar a defesa e segurar o adversário. O São Paulo chegou a seis pontos de vantagem, 42 a 36, justamente com uma bola de três do armador Georginho. A equipe paulistana atingiu 47% de aproveitamento nos arremessos de longe, contra 26% dos cariocas. O time visitante ampliou com uma atuação memorável de Lucas Mariano, que explorou o garrafão e alcançou um duplo-duplo (18 pontos e 10 rebotes). Placar: Flamengo 18 a 21 São Paulo.

O terceiro quarto começou pegando fogo, o Flamengo explorou o rebote ofensivo para marcar 5 a 3. Marquinhos insistiu diante da marcação no garrafão e igualou o placar do jogo, 49 a 49. Georginho converteu depois de sofrer falta, mas a vantagem durou pouco. Com a defesa rubro-negra mais fechada, o jogo ficou ainda mais disputado. Mineiro deu aquela cravada e igualou novamente. Os cariocas conseguiram abrir 10 pontos de vantagem: 72 a 62. Placar final: Flamengo 30 a 20 São Paulo.

No quarto período, Yago abriu fazendo 74 a 66. Com mais opções no banco, o Flamengo conseguiu manter o ritmo de jogo enquanto o São Paulo se abateu. Olivinha fez até um malabarismo no estilo Harlem Globetrotters: passou a bola pelo meio das pernas para Yago chutar livre e anotar mais três pontos, 85 a 74. Bennett não desistiu e arremessou para dois pontos para a equipe do Morumbi, 88 a 80. O técnico Gustavinho tentou esfriar o adversário pedindo tempo, mas o São Paulo ignorou e foi para cima. Aos 27 segundos, Georginho passou por cima de Mineiro e deu uma bela enterrada: 92 a 89. O armador continuou “on fire” e arremessou para igualar 93 a 93 aos nove segundos. Faltando apenas sete segundos para zerar o cronômetro, Yago garantiu a vitória com um arremesso certeiro de três pontos, 96 a 93.

Caso o Rubro-Negro seja campeão, Marquinhos e Olivinha se tornarão os maiores vencedores da história do NBB, com seis títulos cada um. O segundo jogo das finais será realizado na segunda-feira (20h) e o terceiro na quinta (18h30). Se necessário, as partidas quatro e cinco ocorrerão no sábado, dia 29, e na segunda-feira, dia 31.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *