FRANCA E 21 MUNICÍPIOS DA REGIÃO VOLTAM PARA A FASE VERMELHA
Franca voltou para a fase vermelha do Plano São Paulo. O governador João Doria (PSDB) concedeu uma entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes sobre o assunto.
CLASSIFICAÇÃO
Fase vermelha
Na fase vermelha, ficam liberadas apenas as atividades consideradas essenciais.
O que pode funcionar na fase vermelha:
Farmácias
Mercados
Padarias
Açougues
Postos de combustíveis
Lavanderias
Transporte coletivo
Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.
Bancos
Pet shops
Fase laranja
Na fase laranja, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza, barbearias, igrejas, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
Fase amarela
Na fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade a limitada 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Adiciona-se à lista salões e barbearias, além de bares e restaurantes que estarão liberados apenas para atendimento ao ar livre. Academias e eventos que gerem aglomeração continuam com abertura suspensa.
Fase verde
Na fase verde, fica liberado o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo academias e praças de alimentação dos shoppings, desde que com capacidade limitada a 60% e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Ficam proibidos eventos que gerem aglomeração.
Fase azul
Retomada da economia dentro do chamado “novo normal”.
Reportagem: Cássio Freires