Indústrias calçadistas elegem mercados-alvo do
Brazilian Footwear 2022-2023

 Dando inicio ao processo de renovação, o Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), elegeu seus mercados-alvo para o próximo convênio, do biênio 2022/2023. A reunião entre representantes da Apex-Brasil, Abicalçados e empresas calçadistas ocorreu no último dia 22 de junho, de forma digital.

Na oportunidade, as mais de 30 empresas calçadistas presentes iniciaram o processo de seleção. Letícia Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, destacou a representatividade das empresas participantes. “No encontro, estavam representadas empresas dos principais polos calçadistas brasileiros e de todos os segmentos, o que mostra a importância adquirida pelo convênio neste momento em que vislumbramos uma retomada no mercado internacional”, diz.

Com a discussão, ficaram definidos como mercados-alvo os Estados Unidos, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, França e Coreia do Sul – este último o único da lista que será mercado-alvo dos calçadistas pela primeira vez. “Como é a primeira vez deste mercado, será realizado um estudo antes do início das ações do Brazilian Footwear”, explica a gestora do Brazilian Footwear na Apex-Brasil, Mariele Lais Christ. Novidade do Programa, dois países foram elencados como mercados secundários, que serão objetos de observação ao longo do convênio. Rússia e Arábia Saudita ficarão em análise para mapeamento de oportunidades.

Os mercados

Segundo Mariele, todos os selecionados são potenciais e apontam para uma democratização relevante, já que contemplam interesses de empresas de todos os portes e das mais diferentes maturidades exportadoras. “Empresas que estão iniciando no processo de internacionalização são contempladas com ações em mercados menos desafiadores, como o latino-americano, em especial pelas similaridades culturais. Já empresas mais maduras buscam países mais desafiadores, caso dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Coreia do Sul”, exemplifica, ressaltando que o objetivo do convênio é desbravar mercados potenciais e também manter e ampliar a presença nos cativos. “Outro fator relevante é a pulverização dos países-alvo, abrangendo todos os continentes e tendo impactos residuais em mais países importantes para o nosso calçado”, acrescenta.

Posicionado entre os cinco principais programas setoriais com a Apex-brasil – de um total de mais de 50 -, o Brazilian Footwear diversificou de sobremaneira as exportações de calçados brasileiros, passando de 99 destinos (2000) para mais de 160 destinos (2019). Ao todo, as 328 empresas associadas respondem por mais de 70% do valor total gerado pelas exportações brasileiras de calçados (US$ 658 milhões em 2020).

     (*) Com informações da Abicalçados

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