Jeriquara confirma primeira morte por Covid-19 em 9 meses de pandemia na cidade

Jeriquara (SP) confirmou, na segunda-feira (8), a primeira morte por Covid-19 desde o início da pandemia na cidade, em julho do ano passado. O município era único da área de cobertura do G1 Ribeirão Preto e Franca a não ter óbitos pela doença.

O paciente é um homem de 73 anos, que estava internado na Santa Casa de Patrocínio Paulista (SP), a 66 quilômetros de Jeriquara.

Ele era diabético e estava na casa de uma irmã em Patrocínio após a família toda testar positivo para o novo coronavírus em Jeriquara.

A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, quer descobrir se o idoso foi infectado ainda em Jeriquara ou na cidade vizinha.

Posto de saúde em Jeriquara, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Posto de saúde em Jeriquara, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Controle da Covid

A Prefeitura trata o óbito do idoso como um caso isolado e acredita em um controle da pandemia na cidade. Até segunda-feira, Jeriquara somava 182 infecções desde julho, dos quais 172 estavam recuperados. São dez casos ativos, sem nenhuma internação em Unidade de Terapia Intensiva ou enfermaria.

Para evitar aglomeração no posto de saúde e reduzir o risco de transmissão, uma tenda foi montada ao lado da recepção para atender pacientes suspeitos, que estão em queda na cidade, segundo a diretora do Departamento de Saúde, Juliana Sarreta Lucindo.

“Para nós já teve fase bem pior. Agora está tranquilo. Fazíamos uma média de sete, dez testes por dia, agora a média é um, dois. Está bem tranquilo. Já faz uns dez dias que deu uma diminuída na quantidade de pacientes”, afirma.

Pertencente à Diretoria Regional de Saúde 5, com sede em Franca (SP), o município estaria na fase laranja do Plano São Paulo se não fosse a determinação de fase vermelha para todas as cidades até 19 de março.

As lojas do Centro não abrem e funcionam apenas com atendimento no balcão. A diretora afirma que há a possibilidade de os moradores relaxarem os cuidados por conta dos baixos índices da pandemia, mas, na maioria das situações, há respeito aos protocolos.

“Eu acho que quando vai diminuindo a quantidade de casos, o pessoal meio que relaxa um pouco. Mas de uma maneira geral, estão respeitando”, diz.

Diretora do Departamento de Saúde de Jeriquara, SP, Juliana Sarreta Lucindo — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Diretora do Departamento de Saúde de Jeriquara, SP, Juliana Sarreta Lucindo — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Vacinação

Segundo o Departamento de Saúde, até sexta-feira (5), Jeriquara havia recebido 278 doses da vacina contra a Covid-19.

Ao menos 183 moradores receberam a primeira dose e 85 a segunda. A expectativa é terminar a vacinação do grupo de idosos entre 77 e 79 anos nesta terça-feira (9).

“A gente está fazendo vacinação nas casas. Algumas pessoas procuram a unidade, mas prioritariamente nós estamos vacinando nos domicílios, para a gente não aglomerar aqui”, explica Juliana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *