Joaquinense faz melhor marca do mundo de 2021 nos 400 m com barreiras
O paulista Alison Brendom Alves dos Santos (Pinheiros), a maior revelação do atletismo brasileiro nos últimos anos, venceu neste sábado (24/4) a prova dos 400 m com barreiras do tradicional torneio Drake Relays, em Des Moines, Iowa, nos Estados Unidos. Ele ganhou com 48.15, novo recorde pessoal e brasileiro da categoria sub-23, e melhor marca do mundo de 2021 no Ranking da World Athletics.
Aos 20 anos – completará 21 no dia 3 de junho -, o atleta nascido na cidade de São Joaquim da Barra vem conseguindo resultados muito expressivos ainda na categoria juvenil. Entre seus títulos, o finalista do Campeonato Mundial de Doha-2019, tem a medalha de ouro no Sul-Americano de Lima, dos Jogos Pan-Americanos de Lima e na Universíade de Nápoles – todos em 2019.
O recorde brasileiro sub-23 anterior era de Everson da Silva Teixeira, com 48.28, obtido na final da prova nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, e igualado por Alison no Campeonato Mundial de Doha-2019.
O recorde pessoal anterior de Alison dos Santos era justamente 48.28, obtido com a sétima colocação em Doha. Com a marca de 48.15, ele passa a ter a terceira melhor marca da história na América do Sul e a segunda do Brasil, atrás somente dos 48.04 de Eronilde Araújo, obtidos em Nice, na França, em 12 de julho de 1995.