Minas Gerais recebe 542.550 novas doses de vacinas contra covid-19

Minas Gerais recebeu mais uma remessa de doses da vacina contra cvid-19. No último sábado, 20, a nona remessa de imunizantes contra a covid-19 chegou ao estado com 86.750 doses da AstraZeneca e 455.800 da CoronaVac, totalizando 542.550 doses.

Os insumos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Confins, de onde seguiram para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde. De lá, elas serão distribuídas para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Estado. Ainda não foi divulgada a data desse envio às URS.

Nesta remessa, a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI) é de que todos os imunizantes sejam utilizados como dose 1, ampliando, assim, o quantitativo da população vacinada. A expectativa, com esta leva, é de vacinar cerca de 490 mil pessoas.

“Diferentemente do que ocorreu nas remessas anteriores, a dose 2 da CoronaVac não ficará armazenada na Unidade Regional de Saúde. Desta vez, os municípios receberão toda a carga para aplicação imediata”, explica a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Janaína Almeida.

Segundo a diretora, a alteração na distribuição foi orientada pelo Ministério da Saúde. Em função disso, os quantitativos para as Unidades Regionais de Saúde serão recalculados para atender os novos públicos.

Públicos prioritários

O Ministério da Saúde elencou entre os grupos prioritários desta nona etapa comunidades quilombolas, trabalhadores da Saúde e ampliou o total de idosos, abarcando pessoas entre 70 e 74 anos. Os imunizantes da AstraZeneca devem ser suficientes para atender 63% da população quilombola.

Já com a CoronaVac serão atendidos 65% dos idosos entre 70 e 74 anos e mais 3,7% dos trabalhadores da Saúde. A orientação do Estado é para que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses conforme público-alvo e respectivos quantitativos.

Minas Gerais já recebeu desde o início da campanha de imunização um total de 3.169.730 doses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *