Patrimônio de Ribeirão Preto, prédio da Antarctica está em ruínas

O prédio que abrigou a Cervejaria Antarctica – hoje Antártica, sob controle da Ambev – está em ruínas. O local no bairro da Vila Tibério, que marca a história de Ribeirão Preto, está abandonado há mais de uma década.

Na semana passada, uma cabra subiu no telhada da fábrica. A situação mobilizou o Corpo de Bombeiros e vários curiosos. Após o resgate bem sucedido do animal  várias imagens do prédio completamente deteriorado passaram a circular nas redes sociais (veja no vídeo abaixo).

Por volta de 2014, um grupo que gerencia shoppings chegou a anunciar que transformaria a fábrica em um centro de compras. Parte do prédio chegou a ser demolida. No entanto, os investidores abandonaram o projeto.

O imóvel hoje é ocupado moradores de ruas e dependentes químicos. Nem de longe lembra o local que ganhou fama nacional junto com a choperia Pinguim – no século passado, criou-se a lenda que o chope saia da fábrica por uma serpentina subterrânea até chegar ao Pinguim e isso fazia a bebida da choperia de Ribeirão ser a mais fresca e gostosa do Brasil.

Futuro

Para fomentar o turismo, ao longo da última década, surgiram algumas ideias da transformação do espaço em um museu da cerveja. Ribeirão Preto hoje é um polo de cervejarias artesanais, sendo a mais famosa delas a Colorado, que foi comprada pela Ambev.

Há o interesse por parte de uma construtora de utilizar o terreno para a construção de um condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *