Racionamento de água em Cristais Paulista entra na fase vermelha com 4h de abastecimento por dia

O racionamento de água em Cristais Paulista (SP) entra nesta terça-feira (21) na fase vermelha, a mais crítica do plano municipal de abastecimento. Os moradores passam a receber água em casa apenas quatro horas por dia – das 10h às 12h e das 18h às 20h.

Em nota divulgada à população, a prefeitura informou que o corte de 20 horas por dia se deve à baixa considerável no nível da represa de captação. Segundo a administração, a fonte de água está cada vez mais escassa e o volume atingiu o nível mais alarmante. A cidade tem 8,8 mil moradores.

“A nova adutora, inaugurada no ano passado, opera há dias com apenas 25% de sua capacidade de água. Diante de tudo isso aliado a falta de falta de chuva, chegamos ao limite, o desligamento das bombas de captação por 20 horas dia”, diz o comunicado.

A prefeitura pediu ainda a colaboração da população reforçando a orientação para economizar água.

Na semana passada, o racionamento já havia sido ampliado na cidade por causa do rebaixamento da represa. Os moradores, que já estavam com as torneiras secas das 21h às 8h desde o dia 6 de setembro, passaram a conviver com o corte também das 12h às 17h.

Para piorar a situação, um incêndio atingiu a estação de tratamento de água no dia 12 de setembro afetando a distribuição na cidade. O serviço, que já operava em sistema de racionamento, foi restabelecido um dia depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *