São Paulo arrecada R$ 12 bilhões com IPVA em 2021

Os proprietários de veículos no Estado de São Paulo pagaram R$ 12 bilhões no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2021. O valor é 4% maior que o arrecadado no mesmo período do ano passado.

Segundo a secretaria estadual da Fazenda, mais de 7,9 milhões de proprietários de veículos quitaram integralmente o imposto – seja pelo pagamento à vista, com desconto em janeiro, ou em parcela única sem o desconto, em fevereiro.

Dos proprietários de veículos que optaram pelo parcelamento, 3,8 milhões quitaram as três cotas.

A pasta informa que os valores arrecadados são destinados para o custeio de diversos serviços. Do total, 20% é destinado ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O valor remanescente é repartido meio a meio entre o Estado e o município de registro do veículo.

IPVA em atraso

Os proprietários em atraso podem quitar o tributo na rede bancária, à vista, ou com cartão de crédito nas empresas conveniadas. Quem deixa de recolher o imposto no prazo fica sujeito a multa e juros – os acréscimos moratórios são de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%.
Caso permaneça a inadimplência do IPVA, após o prazo para licenciamento do veículo, conforme calendário fixado pelo Detran-SP, o proprietário estará circulando irregularmente e poderá ter o veículo apreendido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *