São Paulo atinge 50% da população vacinada contra a covid

O Estado de São Paulo atingiu nesta 2ª feira (19.jul.2021) a marca de 50% de sua população vacinada com uma dose de imunizantes contra a covid-19.

É a 1ª unidade federativa brasileira a chegar à metade da população vacinada. Segundo levantamento do Poder360 feito a partir de dados do painel coronavirusbra e da estimativa populacional do IBGE para 2021, São Paulo alcançou 23,5 milhões de pessoas vacinadas até as 21h30 desta 2ª, o equivalente a 50,3% de sua população.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), entretanto, já foram mais de 24 milhões de vacinados. No Twitter, ele comemorou o ritmo da vacinação no Estado, dizendo que em breve “tudo voltará ao normal”.

Ele ainda reafirmou a meta de vacinação de sua gestão, dizendo que toda a população adulta tomará a 1ª dose até 20 de agosto. Doria já antecipou 4 vezes o cronograma de vacinação. A previsão inicial, segundo ele, era vacinar todos os adultos com a 1ª dose até 31 de dezembro. Eis a íntegra do cronograma mais recente (174 KB).

 

Eis as mudanças que já foram feitas na meta de vacinação em São Paulo:

  • 2 de junho de 2021: Doria antecipa o cronograma original que previa o fim da vacinação de adultos em 31 de dezembro. Nova previsão é 31 de outubro;
  • 9 de junho de 2021: Meta de vacinação da população adulta é antecipada em 15 dias. Nova previsão é 18 de outubro;
  • 13 de junho de 2021: Governo paulista anuncia que todos os adultos serão vacinados até 15 de setembro;
  • 11 de julho de 2021: Previsão atual é de toda a população adulta vacinada até 20 de agosto.

Na 6ª feira (16.jun), São Paulo ultrapassou pela 1ª vez a marca de 500 mil doses de imunizantes contra a covid-19 aplicadas em 24 horas.

O governo de Doria comprou 4 milhões de doses da CoronaVac exclusivas para o Estado. Assim, além de receber as doses do PNI (Programa Nacional de Imunizações), também terá esse lote extra. As vacinas exclusivas começaram a chegar em 7 de julho.

Ainda nesta 2ª, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou que o Estado pretende iniciar em 17 de janeiro um novo ciclo de vacinação para combate à pandemia. Segundo ele, o planejamento segue os moldes da vacinação contra a gripe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *