SAÚDE DE PEDREGULHO REFORÇA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal de Pedregulho, o Ministério da Saúde está lançando a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue.

Com o tema “combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, a campanha visa orientar e incentivar a população no combate aos criadouros.

Dados da doença:

Em 2020, foram notificados 6 casos de suspeita de dengue no município, sendo apenas 1 caso positivo.

Todos os casos, suspeitos e confirmados, são passados das unidades de saúde e Santa Casa para a Vigilância Sanitária, que acompanha e intensifica o trabalho contra a proliferação do mosquito.

Dicas de prevenção:

A prevenção do mosquito é simples e rápida. É preciso eliminar os recipientes com água parada, tampar os toneis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar e preencher pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos, além de manter lonas sempre esticadas e piscinas tratadas.

Sintomas:

O mosquito Aedes aegypti transmite também Zika e chikungunya que tem sintomas parecidos com a dengue. Esses sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo, prostração, fraqueza, dor atrás do olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.
Caso tenha algum desses sintomas o ministério da saúde orienta a população a procurar uma unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência.

A Vigilância Sanitária Municipal, orienta e pede a população que atue em conjunto aos agentes de controle de vetores, diminuindo assim a proliferação do mosquito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *