Secretaria de Turismo de Rifaina promove o Festival do Minuto “Caminho do Porto do Rio”

O evento será realizado pela Casa da Cultura ¨Rui Reis” e Secretaria de Turismo da Prefeitura de Rifaina e terá o seguinte regulamento:

TEMA TURISMO: obrigatório ter algo relacionado ao turismo seja locais, natureza, gastronomia, passeios, cultural etc.

Deverá ser elaborado um vídeo autoral, não podendo conter marcas, propagandas de empresas, ou seja, sem patrocinadores e logomarcas.

Obrigatoriamente deverá ser filmado por celular, não podendo usar outro equipamento tais como filmadoras, maquinas fotográficas etc.

A edição poderá ser feita com app. Uso de software de edição profissional não é permitido

Quanto à idade é permitida para participação deverá ser acima de 15 anos completos, sendo que os menores deverão apresentar autorização de pais ou responsáveis.

Todo video precisa apresentar roteiro, sinopse, ficha técnica, equipamento utilizado, app utilizado. O material deve ser entregue pela organização para preenchimento.

Para uso de fundo musical ou música autoral ou de domínio público liberadas de ECAD, não permitido uso de música que exige direitos autorais.

Como saber se a música que inclui no conteúdo pode ser utilizada? Músicas possuem dois tipos de direito: o direito do autor (ou seja, o direito de quem compôs a música) e o direito de utilização do fonograma (ou seja, o direito de quem executou a música). Para utilizar músicas em seu vídeo, você deve ter ambos os direitos através de uma autorização por escrito do titular do direito autoral (quem fez a música) e uma autorização por escrito do titular dos direitos de execução (quem toca a música).

Você também pode criar suas próprias faixas para o seu vídeo ou utilizar alguma música que possua licença livre. Sites como o Musopen, Archive.org, Freesound.org, Free Music Archive e incompetech.com possuem um riquíssimo acervo, só se lembre que a licença deve permitir redistribuição e/ou adaptação.

Somete deverá será aceito vídeos, filmes. E não uma montagem a partir de fotografias. Fotos e imagens podem fazer parte do contexto como ilustração.

Somente podem participar do Festival Minuto munícipes de Rifaina, que obrigatoriamente terão que comprovar residência, o que será confirmado pela equipe organizadora.

Somente serão permitidos vídeos inéditos, ou seja, de autoria do inscrito.

Vídeo com ilustração apenas de alguma pessoa contando história não será permitido. O vídeo deverá conter imagens de espaços, locais, regiões turísticas do município. Participação de personagens ou cidadãos somente com ilustração.

Tamanho máximo é de 500MB, considerado superior à maioria dos vídeos de um minuto de duração já em HD.  Quais os formatos de vídeo aceitos pelo festival?  Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são mp4 janela 16×9 e em no mínimo  Full HD (1280×720), com no máximo 500MB.

Autorização de reprodução em redes, sites da prefeitura. Tendo imagens de pessoa será obrigatoriamente necessário apresentar autorização de uso de imagem.

A duração máxima dos vídeos é de 60 segundos, já incluindo créditos. O sistema tem uma tolerância de até 5 segundos, com duração mínima de 50 segundos.

Como os vídeos são avaliados?

O corpo de júri será composto por 5 pessoas. 

O processo de avaliação de vídeos no site é feito pela equipe de curadores do Festival do Minuto. Os vídeos serão avaliados nos requisitos: ideia, narrativa, imagem e som.

Vídeos que tiverem imagens ou sons de terceiros são bloqueados, porém o realizador será avisado e poderá se justificar ou trocar o conteúdo.

Critérios: Criação, originalidade, criatividade e cumprimento das regras estabelecidas.

Como são decididos os vídeos premiados?

Serão premiados 5 vídeos:

1º Lugar caixa som Mondial e um fone de ouvido Philco;

2º Lugar: fone de ouvido JBL mais uma mini caixa som

3º Lugar Kit Youtuber mais uma mini caixa som

4º Lugar um kit youtuber

5º Lugar fone de ouvido Endurancerun.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *