Serrana comprova que vacina controla a pandemia, diz Butantan

A pandemia do novo coronavírus foi controlada na cidade de Serrana com a aplicação em massa da vacina CoronaVac. A informação é do Instituto Butantan e foi divulgada na noite deste domingo, 30 de maio, pelo Fantástico.

Segundo as informações do estudo realizado em Serrana, cidade a 20 quilômetros de Ribeirão Preto, o controle da pandemia acontece a partir do momento que 75% da população é vacinada com a segunda dose.

De acordo com dados do estudo, enquanto a pandemia se agrava nas 15 cidades que ficam no entorno, em Serrana ocorreu uma queda de 80% nos casos sintomáticos, de 86% nas internações e de 95% nas mortes.

“O resultado mais importante é saber que nós conseguiremos controlar a pandemia através da vacinação”, disse Ricardo Palácios, diretor de pesquisa cínica do Instituto Butantan, em entrevista ao Fantástico da TV Globo.

A queda dos indicadores da pandemia ocorreu mesmo com 10 mil moradores de Serrana indo diariamente para Ribeirão Preto a trabalho. Ribeirão vive o pico da pandemia e fechou a maioria dos segmentos da economia nesta semana.

“É um misto de felicidade, de papel cumprido, de poder contribuir para a história’, disse Marcos Borges, que coordenou o estudo através da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto.

De acordo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em breve Serrana deve receber um evento teste, em um show com público. Esse evento faz parte de um projeto do governo paulista para retomar eventos no Estado

A vacinação em massa na cidade de Serrana ganhou o nome de Projeto S. No total, a imunização atingiu cerca de 30 mil pessoas, que corresponde a população adulta da cidade. Mais detalhes do estudo devem ser divulgados nesta segunda-feira, 31 de maio, em coletiva do Governo de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *