Sorteio define estreia dos EUA e possível grupo do Brasil no basquete das Olimpíadas de Tóquio

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) sorteou nesta terça-feira (2), na Suíça, os grupos das Olimpíadas de Tóquio 2020, que serão realizada apenas este ano. A seleção brasileira masculina ainda não tem vaga garantida, já que precisará disputar o pré-olímpico da Croácia, mas em caso de classificação, o Brasil terá pela frente a Nigéria, a Austrália e a seleção que se classificar do pré-olímpico da Sérvia.

Os Estados Unidos vão estrear revivendo um grande duelo contra a França. A partida terá “cara” de revanche,  já que os americanos tiveram invencibilidade de 58 partidas interrompida em jogo contra os franceses na Copa do Mundo de 2019. Na ocasião, o favoritíssimo time americano foi derrotado por 89 a 79 nas quartas de finais da Copa, disputada na China.

Oito seleção já tem vagas garantidas no torneio masculino. São elas: Estados Unidos, França, Irã, Austrália, Nigéria, Argentina, Japão e Espanha.

O sorteio indicou que os americanos estão no Grupo A, junto com a França, o Irã e o vencedor do pré-olímpico do Canadá, que será disputado pela seleção canadense, China, Grécia, Uruguai, República Tcheca e Turquia.

Já o Grupo B, possível destino do Brasil, conta com Nigéria e Austrália e duas vagas em aberto. Uma das vagas, do pré-olímpico da Croácia, terá a disputa entre nossa seleção, Croácia, Alemanha, Tunísia, México e Rússia. A vaga restante, que será disputada em Belgrado, terá República Dominicana, Nova Zelândia, Sérvia, Porto Rico, Itália e Senegal, todos disputando uma única vaga.

Por fim, o forte Grupo C já conta com a Argentina, a Espanha, o Japão e aguarda o vencedor do pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia. Os lituanos terão pela frente Coréia do Sul, Venezuela, Polônia, Eslovênia e Angola.

Apesar do adiamento em um ano, o nome de “Olímpiadas de Tóquio 2020” acabou sendo mantido pela organização do evento.

DISPUTA DO FEMININO

O Brasil está fora da disputada pelo ouro olímpico feminino e todas as 12 seleções que irão até Tóquio já estão definidas.

No Grupo A teremos Coreia do Sul, Sérvia, Canadá e Espanha, no Grupo B Nigéria, Japão, França e Estados Unidos e por fim no Grupo C a disputa fica entre Austrália, Porto Rico, China e Bélgica.

As Olímpiadas estão marcadas para se iniciarem no dia 23 de julho e as disputas no basquete masculino começam no dia 25 de julho, com a decisão pela medalha de ouro marcada para 7 de agosto. Já no basquete feminino os duelos estão marcados para começarem no 26 de julho com a grande final acontecendo em 8 de agosto.

(Foto: Divulgação Facebook / Confederação Brasileira de Basketball)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *