TRE marca novas eleições em Guaíra após cassar candidaturas de prefeito e vice eleitos em 2020

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou nesta terça-feira (17) que as eleições suplementares em Guaíra (SP) foram marcadas para 3 de outubro.

Os eleitores voltam às urnas após um ano porque a Justiça Eleitoral cassou os registros de candidaturas do prefeito José Eduardo Coscrato Lélis (PSDB), o Zé Eduardo, e do vice-prefeito Renato César Moreira (Cidadania).

Eles foram eleitos com 58,95% dos votos, em outubro de 2020. Mas, por conta da Operação Golpe Baixo, em dezembro, ambos foram afastados do cargo e não puderam ser empossados em janeiro deste ano.

O vice-prefeito chegou a ser preso. No início de agosto deste ano, os dois foram denunciados pelo Ministério Público por associação criminosa.

Defesa vai recorrer

As novas eleições, no entanto, não têm ligação com a operação, mas sim com a candidatura cassada por propaganda eleitoral antecipada.

Eles são acusados de criarem um site de notícias para publicar benfeitorias que teriam sido feitas durante o primeiro mandato de Lélis na cidade, entre 2017 e 2020.

No processo, a defesa da coligação discordou que houve uso indevido de meios de comunicação social.

O advogado de Lélis, Alexandre Bissoli, disse que vai entrar com agravo de instrumento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender a decisão.

Regras do novo pleito

De acordo com a resolução do TRE, a partir de sexta-feira (20), os pré-candidatos precisam ser afastados de possíveis programas de rádio ou televisão que participam.

As convenções partidárias podem ocorrer a partir de 26 de agosto até 31 de agosto. Em caso de o candidato escolhido já ocupar um cargo público, ele deve se afastar 24 horas após a definição do partido.

As candidaturas, agora, precisam ser registradas na Justiça Eleitoral até 3 de setembro e, no dia 4, começam as propagandas eleitorais.

Estão aptos a votar os eleitores que estão regulares na Justiça Eleitoral e com domicílio eleitoral em Guaíra até 5 de maio deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *