Três cidades da região receberão unidades do Poupatempo

O governo do Estado de São Paulo autorizou, nesta segunda-feira, 28, a instalação de mais 20 unidades do Poupatempo em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. Três municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto serão contemplados .

Entre os municípios beneficiados estão Batatais, Orlândia e Pitangueiras, na RMRP, além de São Joaquim da Barra, Cajamar, Capivari, Ibiúna, Itupeva, Mairiporã, Mirassol, Novo Horizonte, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Poá, Presidente Venceslau, Promissão, Ubatuba, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo.

Juntas, as 20 unidades devem atender cerca de 1,3 milhão de habitantes e realizar 3,3 mil atendimentos diariamente, com o padrão de qualidade e eficiência do programa, reconhecido como o “Melhor Serviço Público de São Paulo”. O investimento do Estado nos projetos será de R$ 3 milhões.

Os novos postos compõem o plano de expansão do governo paulista, anunciado em agosto de 2020, e que já autorizou outras 50 unidades em diferentes localidades. “Com os anúncios de hoje, o Poupatempo já está autorizado a chegar em mais 70 cidades, oferecendo comodidade e segurança à população, que poderá contar com atendimento de excelência em um só lugar”, disse André Arruda, Presidente da Prodesp.

As implantações serão feitas em parceria com as prefeituras e contarão com estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nos postos de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidos para o projeto piloto.

“O novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o Detran. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta”, afirmou Neto Mascellani, Diretor-Presidente do Detran.SP.

Além dos serviços do Detran.SP, as novas unidades também irão oferecer os do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação e das prefeituras.

Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a COVID-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br, o aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *