Usina de Jaguara comunica que terá níveis inferiores aos habituais

Devido ao cenário hidrológico desafiador em todo o país, em especial na bacia do Paraná, a Usina Hidrelétrica de Jaguara, localizada no Rio Grande, informa que o seu reservatório atingirá níveis inferiores aos habituais, podendo ocorrer variação em alguns períodos do dia.

O reservatório poderá chegar até a cota de 556,50m, ou seja, 0,5m abaixo do nível mínimo atual, mas ainda assim dentro das margens legais de operação do reservatório, que são 555,5m (inferior) e 558,5m (superior).

Essa medida visa atender à solicitação do Operador Nacional do Sistema (ONS) de flexibilização das restrições operativas das usinas hidrelétricas com o objetivo de otimizar o fornecimento de energia, garantindo a oferta de energia elétrica ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Além desta ação, outras iniciativas para o enfrentamento da crise hídrica encontram-se em andamento, as quais foram estabelecidas e conduzidas a partir da instituição da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética – CREG, pela MP 1.055 de 28/06/2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *